segunda-feira, outubro 10, 2005

Programa

Universidade do Algarve – ESECurso de Ciências da Comunicação4º ano
Ano lectivo 2005/2006


Edição electrónica II(opção)

I - Programa da disciplina


A disciplina de edição electrónica pretende fornecer aos alunos algumas competências fundamentais para trabalhar com ferramentas de edição de texto e imagem em formato electrónico. O aprofundamento de técnicas de processamento de texto, assim como a aquisição de conhecimentos
sobre edição de texto são fundamentais para todos nós na sociedade da informação em que vivemos. É nesse sentido que acreditamos que a disciplina de edição electrónica poderá trazer benefícios e incentivar os alunos a aproveitar as potencialidades das novas tecnologias através do domínio de ferramentas de edição online.O programa desta disciplina pretende abordar de uma forma maioritariamente prática, mas não descurando os fundamentos teóricos, alguns dos programas de edição electrónica mais recentes e mais utilizados na actualidade, para que os alunos obtenham capacidades e conhecimentos adequados à realidade do mercado de trabalho.

II - Objectivos:

- desenvolver conhecimentos teóricos sobre a edição tradicional e a edição electrónica;

- fomentar a reflexão e análise crítica sobre os novos media (características, potencialidades e problemáticas).

- adquirir conhecimentos específicos na área de processamento eedição de texto nas suas múltiplas formas;- conhecer os programas de edição utilizados em espaço sala de aula e ter capacidade de editar e tratar texto e imagem em diferentes suportes;

III Conteúdos:

1 - Edição tradicional vs edição electrónica:
- Noções básicas sobre edição em suporte papel e edição suporte electrónico (características, diferenças, semelhanças, aspectos positivos e negativos); - o livro vs os novos media;

2 - Análise de alguns produtos mediáticos em suporte electrónico
- selecção e análise de alguns sítios web de acordo com critérios como conteúdo, design, funcionalidade e credibilidade;- pesquisa, selecção e análise de alguns jornais e revistas electrónicos

3 - Os weblogues, a mais recente ferramenta de edição online
- o que são os weblogues (como surgiram, o seu desenvolvimento, características, tipologia, potencialidades);- análise de alguns weblogues de acordo com critérios como conteúdo, tipologia, design e credibilidade;- criação e manutenção de um weblogue.

4 – Edição em Pagemaker: - Conceitos gerais sobre o programa;
- criação de uma revista (inserção e formatação de texto, inserção de imagem, paginação, etc.);

- revisão e publicação.
5 - Produção de páginas para a Internet com o FrontPage: - Conceitos gerais sobre o programa;
- criação de um site (estruturação, inserção e formatação de texto, inserção e tratamento de imagem, hiperligações, imagens e tabelas, etc.);

IV Avaliação:

5% participação nas aulas
15% criação de blogue pessoal
10% participação no blogue da disciplina
35% trabalho de publicação em Pagemaker
35% trabalho de criação de site em Frontpage

V Bibliografia Primária:

AMORIM, A. A. (1999). Os Hipermédia em Contexto Educativo. Aplicação e validação da Teoria da Flexibilidade Cognitiva. Braga: Centro de Estudos de Educação e Psicologia, Universidade do Minho.
CARVALHO, A. (1999). “Os Hipermédia em Contexto Educativo. Aplicação e validação da Teoria da Flexibilidade Cognitiva.„ Braga: Centro de Estudos de Educação e Psicologia, Universidade do Minho.
CASTELLS, M. (2004). A Galáxia internet: Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Lisboa: Gulbenkian.
GRANADO, A. (2003) Ponto Media – Discussão sobre o que são Weblogs, em
http://ciberjornalismo.com/oquesaoweblogs.htm (20-04-2005).
GRANADO, A. e BARBOSA E. (2004). Weblogs, Diário de Bordo, Porto, Porto Editora.
LÉVY, P. (1990): As tecnologias da inteligência, Lisboa, Instituto Piaget (ed. 1994).
LÉVY, P. (1997): Cibercultura, Lisboa, Instituto Piaget (ed. 2000).
MATTOSO, G. Internet, jornalismo e weblogs: uma nova alternativa de informação, em
http://www.bocc.ubi.pt/pag/mattoso-guilherme-webjornalismo.pdf (12-06-2005).
PONS, J. P., PÉREZ, R. G., SÁNCHEZ, R. B. e GARCÍA, O. B., “Análisis de páginas web elaboradas por docentes de tecnología educativa: una aproximación descriptiva desde conceptos socioculturales“, em:
http://dewey.uab.es/pmarques/evte2/varios/link_externo_marco.htm?http://web.udg.es/tiec/orals/c71.pdf (08-11-05).
WINER, D. (2001) “What are weblogs?”, em
http://newhome.weblogs.com/personalWebPublishingCommunities (05-05-05).
WINER, D. (2002): “The History of Weblogs”, em:
http://newhome.weblogs.com/historyOfWeblogs (05-05-05).

Bibliografia Secundária

ANSELMO, A. (1997). Estudos de História do Livro. Lisboa: Guimarães Editores.
ANSELMO, A. (1991). História da Edição em Portugal: I. Das Origens até 1536. [Porto]: Lello & Irmão.
CASTELLS, M. (2005). A sociedade em rede, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
FEBVRE, L.; MARTIN, H. (2000). O Aparecimento do Livro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
FURTADO, J. (1995). O que é o Livro. Lisboa : Difusão Cultural.
RECUERO, R. C. “Warblogs: os Blogs, a Guerra do Iraque e o Jornalismo Online”,em
http://bocc.ubi.pt/pag/recuero-raquel-war-blogs.html (12-04-05).
RECUERO, R. C.(2003). “Weblogs, webrings e comunidades virtuais”, em
http://bocc.ubi.pt/pag/recuero-raquel-weblogs-webrings-comunidades-virtuais.pdf (12-04-05).
SILLA, M. (2003). “El profesional de la información ante los weblogs”, CALSI, Valencia, Universidad Politécnica de Valencia
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